Tudo o que você precisa saber sobre as doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, e incluem:
- Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
- Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
- Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
- Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas, devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
- Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem desalojar e se mover para o coração e pulmões.
Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais AVCs, são geralmente eventos agudos, causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro. A razão mais comum para isso, é o acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos, que irrigam o coração ou o cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais também podem ser causados por uma hemorragia em vasos sanguíneos do cérebro ou a partir de coágulos de sangue.
A causa de ataques cardíacos e AVCs geralmente são uma combinação de fatores de risco, como o uso de tabaco, dietas inadequadas e obesidade, sedentarismo e o uso nocivo do álcool, hipertensão, diabetes e hiperlipidemia. A cessação do tabagismo, redução do sal na dieta, consumo de frutas e vegetais, atividades físicas regulares e evitar o uso nocivo do álcool, têm se mostrado eficazes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Quais são os principais sintomas das doenças cardiovasculares?
Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral podem ser o primeiro aviso da doença. Os sintomas do ataque cardíaco incluem:
- Dor ou desconforto no centro do peito;
- Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
Além disso, a pessoa pode ter dificuldade em respirar ou falta de ar, sensação de enjôo ou vômito, sensação de desmaio ou tontura, suor frio e palidez.
O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral, é uma súbita fraqueza da face e dos membros superiores e inferiores, mais frequentes em apenas um lado do corpo. Entre os sintomas, estão:
· Confusão, dificuldade para falar ou para entender;
· Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;
· Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
· Dor de cabeça intensa sem causa aparente;
· Desmaio ou inconsciência.
Conte sempre com a equipe da Messina Clinic para saber como anda a sua saúde, seja um exame de rotina, ou um check-up completo. E lembre-se, a prevenção é sempre o melhor remédio.
Fonte: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares
Caso queira fazer um Check-Up Messina para avaliar como está sua saúde, por favor entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478, ou acesse bit.ly/ConsultaMessina para agendar o seu.
Comments