top of page

Recent Posts

Archive

Tags

Foto do escritorboletim agro

Mal súbito: o que é, principais causas e como evitar

O mal súbito, ou morte súbita, como é conhecida popularmente, é uma situação inesperada, que está relacionada com a perda de função do músculo cardíaco e pode acontecer tanto em pessoas saudáveis, quanto doentes. A morte súbita pode acontecer em até 1 hora após o início dos sintomas, como tontura e mal-estar, por exemplo. Essa situação é caracterizada pela súbita parada do coração, acompanhada de colapso da circulação sanguínea, devido a alterações importantes no coração, cérebro ou veias.


Geralmente a morte súbita acontece devido a problemas cardíacos não identificados anteriormente, e a maior parte dos casos é devido a arritmia ventricular maligna que pode estar presente em determinadas doenças ou síndromes raras.


Principais causas

A morte súbita pode acontecer como consequência do aumento do músculo cardíaco, resultando em arritmia, ou devido à morte das células do músculo cardíaco que acabam por ser substituídas por células de gordura, mesmo que a alimentação da pessoa seja saudável e equilibrada. Apesar de estar relacionada principalmente com alterações do coração, a morte súbita também pode estar relacionada com o cérebro, pulmão ou veias, como pode acontecer em caso de:


Arritmia maligna;

Infarto fulminante;

Fibrilação ventricular;

Embolia pulmonar;

Aneurisma cerebral;

AVC embólico ou hemorrágico;

Epilepsia;

Consumo de drogas ilícitas;

Durante atividade física intensa.


Como a morte súbita pode ser evitada?

A melhor forma de evitar a morte súbita é identificar as alterações que podem causar este evento de forma precoce. Para isso, devem ser realizados exames regularmente, sempre que a pessoa apresentar algum sintoma no coração, como dor no peito, tontura e cansaço excessivo, por exemplo.


Fonte: Tua Saúde


Para agendar uma consulta com o Dr Flavio Messina, a Dra Caroline Fontana, o Dr Eduardo Gonzalez ou a Dra Priscilla Sodre, por favor acesse goo.gl/XtFNjY ou entre em contato pelos telefones 020 7372 2497 / 079 4198 4478.


Comments


bottom of page