Febre em Crianças
A temperatura corporal normal dos pequenos varia de criança para criança, e pode subir e descer naturalmente ao longo do dia. Mas a febre em crianças ocorre quando a temperatura é de 38 ° C ou superior. O nome médico para febre é pirexia.
Sobre a febre em crianças
A febre é muito comum, especialmente em crianças pequenas. Todos os anos, cerca de três em cada dez pais procuram aconselhamento de saúde porque o filho está com febre. Quando seu filho está doente e com febre, pode ser perturbador e preocupante, porém existem ações que você pode fazer para ajudá-lo a se sentir melhor.
Uma temperatura alta (febre) em crianças geralmente é causada por algum tipo de infecção e geralmente melhora por conta própria. Mas às vezes pode ser um sinal de uma infecção mais grave. Portanto, é importante saber como lidar e tratar seu filho quando ele estiver com febre e quando procurar ajuda médica.
Causas de febre em crianças
Existem muitas condições que podem causar febre em crianças. A maioria das febres em crianças é causada por infecções virais, e algumas são causadas por infecções bacterianas. Estes podem incluir tosse, resfriado, gripe e outras infecções virais e infecções de garganta, ouvido, tórax e urina. Com menos frequência, a febre pode ser um sinal de uma doença grave, como meningite ou sepse.
As crianças também podem desenvolver febre como sintoma de outras condições de saúde, incluindo algumas condições autoimunes. Uma condição autoimune é quando o seu sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo. Alguns tipos de câncer, doenças hepáticas e renais também podem causar febre; mas essas causas são raras.
As crianças também podem ter febre como efeito colateral de algumas imunizações.
Sintomas de febre em crianças
Se seu filho estiver com febre, ele terá uma temperatura corporal de 38°C (100,4°F) ou superior. Eles podem se sentir ou parecer indispostos e podem não estar tão ativos e engajados como de costume. Eles podem até não querer comer ou beber.
A temperatura do seu filho por si só nem sempre é um sinal da gravidade da doença. Às vezes, doenças menores podem causar uma temperatura muito alta, enquanto algumas infecções graves podem causar apenas um pequeno aumento na temperatura. Além da temperatura alta do seu filho, você pode notar outros sintomas de uma infecção, como:
diarréia e vômito;
dor de ouvido ou seu filho pode agarrar os ouvidos;
tosse, corrimento nasal ou respiração ofegante;
uma erupção cutânea.
Obtendo aconselhamento médico ou ajuda
Se seu filho tiver temperatura alta ou febre, pode ser necessário ir a um hospital para tratamento. Você deve obter ajuda médica imediatamente, levando seu filho para uma emergência ou chamando uma ambulância se ele:
têm menos de três meses de idade e têm uma temperatura igual ou superior a 38°C (100,4°F);
tem pele azulada, pálida ou manchada;
tem um choro fraco e agudo ou não para de chorar;
tem dificuldade em respirar ou está respirando muito rapidamente ou ruidosamente;
ter um pescoço duro;
evita luzes brilhantes;
desenvolve uma erupção cutânea que não desaparece quando você pressiona;
não responde a você da maneira usual – por exemplo, seu bebê não sorri quando você sorri;
estão desidratados
Procure aconselhamento médico urgente do seu médico de família ou hospital de emergência se:
você acha que eles estão piorando em vez de melhorar;
eles estão tremendo;
eles estão anormalmente sonolentos ou difíceis de acordar;
eles estão menos ativos do que o normal;
a febre durou cinco dias ou mais;
eles têm articulações, braços ou pernas inchados;
eles não podem colocar peso em uma ou ambas as pernas, ou não parecem estar usando os braços ou as pernas;
eles não fazem xixi tanto quanto o normal;
eles não estão se alimentando ou comendo normalmente.
Em algumas crianças, uma febre alta pode levar a ataques chamados de convulsões ou convulsões febris. Se isso acontecer, seu filho pode perder a consciência e se contorcer e tremer por vários minutos.
Diagnóstico de febre em crianças
Você pode saber se seu filho está com febre verificando a temperatura com um termômetro. Você pode fazer isso sozinho em casa.
Se seu filho tiver menos de quatro semanas de idade, use um termômetro eletrônico para medir a temperatura debaixo do braço (na axila).
Para crianças entre um mês e cinco anos, você pode medir a temperatura debaixo do braço ou no ouvido usando um termômetro eletrônico.
Você pode usar um termômetro de boca digital para crianças com mais de cinco anos (bem como os métodos para crianças menores).
Siga as instruções que acompanham o termômetro para garantir uma leitura precisa.
Os termômetros que medem a temperatura na testa de uma criança podem não ser confiáveis. É melhor usar um dos tipos listados acima.
Quando estiver com o seu médico
Se você for ver o seu médico de família, ele perguntará sobre os sintomas e o histórico médico de seu filho e o examinará. Se você viajou para o exterior recentemente ou teve contato com alguém que passou mal com febre, informe o seu médico. Ele vai medir a temperatura do seu filho e verificar a frequência cardíaca. Seu médico também poderá verificar se há outros sinais de infecção examinando as orelhas, garganta e barriga (abdômen) de seu filho e ouvindo a respiração.
Pode haver uma causa óbvia para a febre do seu filho, então ele pode não precisar fazer mais exames. Mas se não estiver claro, seu médico pode pedir uma amostra de urina (xixi). Seu médico também pode encaminhar seu filho a um pediatra (um médico especializado em saúde infantil) para mais exames.
Auto-ajuda para febre em crianças
A febre faz parte da resposta natural do corpo à infecção, por isso, às vezes, não precisa ser tratada, desde que seu filho não esteja angustiado.
Ofereça ao seu filho algo para beber regularmente para evitar que ele fique desidratado. Se você está amamentando seu filho, pode continuar normalmente.
Embora seja importante que seu filho não superaqueça, tome cuidado para garantir que ele também não esteja mal vestido. Não tente ativamente "esfriar" seu filho – por exemplo, com uma esponja morna ou um banho frio. É improvável que funcione, pode ser angustiante para o seu filho e pode fazer com que ele comece a tremer.
Enquanto seu filho estiver com febre, é melhor mantê-lo longe da escola ou creche. Fique de olho nele e verifique-o também durante a noite.
Medicação
Se seu filho tiver febre e estiver desconfortável ou angustiado, você pode dar a ele paracetamol ou ibuprofeno. Não dê esses medicamentos apenas para baixar a temperatura se seu filho estiver bem (ou não angustiado).
Se você tentar paracetamol e não parecer funcionar, você pode tentar ibuprofeno e vice-versa. Não dê os dois remédios de uma só vez.
Certifique-se de anotar a quantidade de paracetamol ou ibuprofeno que seu filho tomou e quando você os deu. Isso ajudará a garantir que você não dê acidentalmente mais do que a quantidade recomendada.
Você pode comprar medicamentos para crianças em uma farmácia sem receita médica. Leia sempre a bula que acompanha o medicamento e, em caso de dúvida, consulte o farmacêutico.
Tratamento da febre em crianças
Uma febre alta em crianças geralmente é causada por uma infecção viral e melhora por conta própria. Portanto, para tratar a febre do seu filho, você só precisa mantê-lo confortável e esperar que ele melhore. Mas, às vezes, a febre pode ser o sinal de uma doença mais grave. Por isso é importante ficar atento a qualquer mudança de comportamento do seu filho e a qualquer outro sintoma.
Se o seu médico acredita que seu filho tem uma infecção bacteriana, ele pode prescrever um curso de antibióticos para tratar a causa da febre. E se o médico do seu filho identificar a causa da febre, ele tratará isso, se possível.
Fonte: Bupa
Comments