top of page
Foto do escritorMessina Clinic

OUTUBRO ROSA REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA

O grande objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres: o câncer de mama. É um tipo de alerta para que as mulheres façam exames periódicos, para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

A campanha incentiva também o autoexame das mamas, no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região. O câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Além disso, pesquisas realizadas indicam o crescimento de diagnósticos de novos casos.

O Outubo Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.


CÂNCER DE MAMA

É o tipo de câncer mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes.


SINAIS E SINTOMAS

- Secreção no mamilo

- Nódulos (caroços) palpáveis na axila

- Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor

- Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja


PREVENÇÃO

Procure um profissional de saúde.O autoexame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações, mas, muitas vez es, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque. Especialmente na fase inicial – quando o nódulo tem tamanho muito reduzido e, consequentemente, a chance de cura é maior – é imprescindível a realização da mamografia para detecção da doença.


Pratique atividade física

A prática de atividade física diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama. Pratique 30 minutos de exercício aeróbico, pelo menos três vezes na semana, ou de acordo com as suas necessidades.


Controle a alimentação

Uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Alimentos industrializados, enlatados e conservados contêm agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados.


Não fume

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer. Estima-se que 30% de todos os casos de câncer são devido ao tabagismo.


Não consuma álcool

O alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, principalmente se o uso for combinado com o tabaco.






bottom of page